Biblioteca Conde de Moreira Lima – FATEA – Lorena / SP

Biblioteca Conde de Moreira Lima

 1. Histórico

O Curso de Biblioteconomia foi reconhecido pelo Decreto n° 82.705/78 e até a presente data  foram formados 394 bibliotecários em 24 turmas.

O Curso de biblioteconomia, da FATEA foi criado em 1975, através do Decreto Nº 76.132 no ano de 1975, deu-se através do Parecer nº 1841 do ano de 1975, publicado no Diário Oficial da União. 

Foi concedido o reconhecimento do Curso de Biblioteconomia como curso universitário pelo Conselho Federal de Educação, deu-se através do Decreto nº  82.705 do ano 1978.

Até a presente data foram realizados vários eventos, em 1980 aconteceu o I Encontro dos alunos de Biblioteconomia e Documentação, em 1981 foi realizado o II Encontro Regional de Bibliotecários do Vale do Paraíba, em 1982 o III Encontro de Biblioteconomia e Documentação do Vale do Paraíba como temática “Biblioteconomia: reflexões e perspectivas’. O IV Encontro de Biblioteconomia e Documentação do Vale do Paraíba, em 1984 com o apoio da  APB foi realizado, abordando o tema “A formação cultural do bibliotecário e seus novos campos de trabalho.” Em 1986 foi realizado o V Encontro de Biblioteconomia e Documentação do Vale do Paraíba com a temática “Biblioteca: tempo em transformação”. Em 1987 foi realizado o VI Encontro de Biblioteconomia e Documentação do Vale do Paraíba, como temática “ biblioteca: instrumento de ensino e aprendizagem”. O – VII Encontro de Biblioteconomia do Vale do Paraíba foi realizado em 1988 . O último encontro foi em 1990, VIII Encontro de Bibliotecários do Vale do Paraíba , enfocando a tecnologia inserida no mercado do bibliotecário a temática foi “Biblioteca e tecnologia”.

Foram oferecidos 8 cursos de extensão como: Thesaurus e linguagem de Indexação, Bibliotecas Virtuais a discussão sobre o Ciberespaço, Organização de Arquivos, etc. E três cursos de especialização, em 78/79 – Documentação Científica, em 1983 Organização e Disseminação da Informação e no período de Março/2004 a Junho/2005 – Indexação. Em 2003 iniciou-se a educação à distância, utilizando o ambiente TELEDUC e foram oferecidos dois cursos para auxiliar de biblioteca.

É interessante ressaltar que a FATEA, através do Curso de Biblioteconomia já sediou a Regional da APB (Associação Paulista de Bibliotecários) no Vale do Paraíba.

Durante estes anos ocorreram algumas mudanças no curso, como a alteração da denominação Curso de Biblioteconomia e Documentação para Curso de Biblioteconomia, concedida através da  Portaria de Nº173  na de 25/04/1984 . E a partir de 1987 houve a mudança na duração do curso de 3 para 4 anos.

 

2. Contextualização do Curso de Biblioteconomia na realidade social local

A comunidade educativa da Fatea está ciente da necessidade de estabelecer diálogo franco e aberto com as transformações tecnológicas e sócio-culturais baseadas no respeito e reconhecimento recíprocos, valorizando as raízes culturais e a identidade regional, aspectos marcantes do processo de compreensão global. Assim, a cultura valeparaibana está presente nos projetos e nas ações desenvolvidas pela Instituição.

Nos três últimos anos respectivamente 2003, 2004, 2005, 21 alunos realizaram estágio curricular e 12 alunos realizaram estágio extra-curricular em instituições no Vale do Paraíba. Vale ressaltar que alguns alunos prestam serviços voluntários na Biblioteca do IST/FATEA.  Nestes últimos anos houve participação de alunos no Projeto AVES – Ação Voluntária dos Estudantes Solidários. Este projeto busca espaço de vivência em instituições carentes, públicas da região, no período de férias para o contato direto com crianças e jovens e suas possibilidades de formação. Toda a organização de atividades fica a critério das licenciaturas com o envolvimento dos outros cursos de bacharelado. Cada ano um tema de formação é abordado, objetivando o processo de construção, vivência e avaliação das atividades.

Inserida no rol das Ciências Sociais Aplicadas, a Biblioteconomia compromissa-se com o ser humano, com o desenvolvimento da cidadania especificamente, com toda a sua carga de complexidade.

Uma das crenças das quais a Faculdade de Biblioteconomia compartilha é a de que a leitura, na proposta ampla do educador Paulo Freire, é o instrumento de conhecimento, de relacionamento com o mundo, por excelência. A leitura é, portanto, o meio pelo qual o homem pode reaver o que lhe pertence: sua herança cultural, aquela legada pela humanidade em seus registros de conhecimento.

Compromissa-se, ainda, o Curso com ações mais concretas, mais pragmáticas. O Vale do Paraíba, onde se insere a Fatea, é um pólo industrial e de desenvolvimento tecnológico de expressão. As grandes e médias empresas instaladas no Vale investem na criação e manutenção de unidades de informação ou centros de documentação e pesquisa como elementos de suporte à geração de novas tecnologias e a tomadas de decisão. Estas empresas absorvem grande parte dos egressos da Faculdade de Biblioteconomia.

 

3. Sobre a Biblioteca

A BCML – Biblioteca Conde Moreira Lima – é hierarquicamente subordinada à Diretoria, que tem o papel de realizar a articulação e o diálogo da Faculdade com a sociedade, atuando de forma integrada, por meio da prestação de serviços. Nesse contexto, a biblioteca está inserida na prestação de atendimento e demais serviços bibliográficos a toda a comunidade acadêmica, sejam alunos de ensino fundamental e ensino médio, graduação, pós-graduação, pesquisadores, professores e funcionários da FATEA, bem como a comunidade externa de Lorena e região.

Além disso, a Biblioteca faz continuamente doações de livros que tenha em duplicata, sem necessidade, a bibliotecas públicas de Lorena e da região e a bibliotecas de universidades de Lorena e região.

 3.1 Arranjo

A biblioteca não significa apenas um conjunto de livros, mas, antes de tudo, a articulação de acervo bibliográfico, recursos técnicos e materiais e um quadro de pessoal especializado. A partir da “Carteirinha Pessoal” de inscrição do usuário na biblioteca, todos os recursos existentes são disponibilizados ao leitor, independente do curso que freqüente.

A biblioteca oferece seu acervo através do sistema de livre acesso. O acervo total está estimado em aproximadamente 65.800 exemplares de livros, cobrindo todas as áreas do conhecimento, além de periódicos (revistas e jornais), teses (aproximadamente 600 teses que estão em processo de digitalização por firma especializada), dissertações, monografias e trabalhos de conclusão de curso e livros didáticos que não estão incluídos no acervo total da biblioteca.

 Num esforço único de servir a comunidade acadêmica com mais qualidade e informação atualizada, a biblioteca implantou o serviço de Pesquisa aos Artigos de Periódicos, onde todas as revistas estão cadastradas podendo assim, serem consultadas através do título ou assunto.

Com o aumento do volume de trabalho gerado por essas novas demandas e com o avanço das ciências da informação e dos recursos da informática, a FATEA vem oferecendo novos cursos de atualização para as funcionárias da biblioteca, o que vem imprimindo um caráter mais técnico e de qualidade ao serviço prestado no atendimento ao usuário.

O processo de informatização iniciou-se no ano de 1995 com o cadastramento total de suas obras, a partir da elaboração de um Software específico para a Biblioteca. Todo o acervo encontra-se informatizado, acompanhando as exigências dos novos tempos, em que a informação organizada e precisa é tida como um serviço essencial a ser prestado aos usuários.

No tocante à atualização do acervo, é política da FATEA a aquisição de títulos novos com freqüência mensal, bem como a assinatura dos títulos de periódicos.

 

4. Equipe

Nome: Cristina Aparecida Lino de Paiva

Formação: Biblioteconomia/FATEA

Função: Bibliotecária

_________________________________________________

Nome: Maria das Graças C. V. Araújo

Formação: Biblioteconomia/FATEA

Função: Aux. de Biblioteca

_________________________________________________

Nome: Cléia Maria Quirino de Sousa

Formação: Ensino Médio

Função: Aux. de Biblioteca

_________________________________________________

Nome: Nilce Maria Fernandes

Formação: Ensino Médio

Função: Aux. de Biblioteca

 ____________________________________________________

Nome: Vânia Lopes do Nascimento

Formação: Ensino Médio

Função: Aux. Biblioteca

___________________________________________________________

Nome: Carine dos Santos Almeida

Formação: Cursando Biologia

Função: Estagiária

___________________________________________________________

Nome: Daniela Kanno Vieira

Formação: Cursando Biblioteconomia

Função: Estagiária

5. Horário de Atendimento

A Biblioteca Conde de Moreira Lima funciona nos seguintes horários:

  • de 2ª a 6ª das 8h às 21h45m
  • aos sábados das 9h às 11h45m
  •  

    6.  Serviços

    Na biblioteca Conde de Moreira Lima é possível fazer consulta local, e também consulta a base de dados online.

    Seus principais serviços são:

    * Levantamento bibliográfico;

    * Atendimento via e-mail, telefone;

    * Internet via wireless (internet sem fio);

    * Gravação de mídia;

    * Pesquisa bibliográfica via e-mail;

    * Empréstimo entre Bibliotecas;

    * Ficha catalográfica e notação de TCC;

    * Revisão de referências bibliográficas;

    * Entre outros.

    6.1  Formas de Consulta e Empréstimo

    O acervo da BCML está organizado nas estantes em ordem numérica de tombo; e desde fevereiro/2005 oferece aos seus usuários o sistema Livre Acesso, possibilitando a eles o contato direto com os livros. Os alunos, professores e funcionários são automaticamente sócios da Biblioteca. Para a inscrição dos usuários externos, é necessária a apresentação da cédula de identidade (RG), comprovante de residência, foto 3X4 e taxa de 20,00, com a carteira válida por dois anos. Existem duas modalidades de empréstimo: o empréstimo para consulta no recinto da Biblioteca e o empréstimo domiciliar. Nesta modalidade cedemos, para alunos e usuários externos, dois livros pelo prazo renovável de sete dias, mais dois TCC com o prazo de sete dias; para professores e funcionários, até cinco livros pelo prazo de quinze dias. Obras de referência (enciclopédias, dicionários, almanaques etc) estão excluídos dessa forma de empréstimo. Após o vencimento será cobrada multa de dois reais por dia.

     

    7. Área Física

    Área física total biblioteca é de 674,13 m2 , com a seguinte disposição: acervo de livros, salão para estudo em grupo, cabines para estudo individual, processamento técnico, sala de periódicos, sala de obras raras, biblioteca infantil Pequeno Príncipe. A sala de periódicos mede 32,57 m 2 . Biblioteca infantil Pequeno Príncipe conta com 23,77 m 2 e um acervo com aproximadamente 5.000 livros; Biblioteca antiga mede 90 m 2 abrigando 20.000 livros, a sala de multimeios que mede 23 m 2 e a sala de internet medindo 24 m 2.

    7.1  Sala de Periódicos

     Esta sala também oferece o sistema de livre acesso, possibilitando aos usuários contato direto com as revistas que estão dispostas em duas categorias: as correntes, totalizando 70 assinaturas, e as não-correntes. São consideradas correntes aquelas cujas assinaturas estão atualizadas (via pagamento ou permuta com as Revistas Ângulo e Janus), tais como : ACTA, Arquitetura & Construção, Brazilian Journal of Biology, Biologia Jornal, Bravo, Carta Mensal, Casa Cláudia, Ciência Hoje, Ciência da Informação, CIPA, Correio da Unesco, Coren, Crescer, Criativa, Cult, Delta, Design Gráfico, Documenta, D.O. Leitura, Educação, Ensino Superior, Estudos, Família Cristã, Fono Atual, Fragmentos de Cultura, Galileu, Gestão RH, HSM Management, Horizonte Geográfico, Imprensa, Info-Exame, Isto É, Letras & Letras, Letras de Hoje, LOG & MEN, Marketing, Meio & Mensagem, MM Máquinas e Metais, National Geographic, Natureza, Newsweek, Notícia Bibliográfica e Histórica, Nova Escola, Nursing, Nutrição em Pauta, Pequenas Empresas: Grandes Negócios, Pesquisa FAPESP, Plástico Industrial, Pró-fono, Problemas Brasileiros, Produção Profissional, Profissão Mestre, Publish, Projeto Design, Propaganda, Qualimetria, RAE, REP, Revista de Nutrição, Revista do Professor, Rev. de Administração Pública, Revista Higiene Alimentar, Rev. Latino Americana de Enfermagem, SET, Super Interessante, Super Saudável, Terra, Texto e Contexto, Transinformação, Vida e Saúde, Viver Bem: Decoração, Veja, Você S.A. entre outras. As chamadas não-correntes são aquelas revistas que, por diversas razões, a Biblioteca deixou de assi­nar, deixando as coleções que existem à disposição para consul­tas.

    Além de jornais de expressão regional, como o Guaypacaré de Lorena, a BCML também assina jornais de âmbito nacional como a Folha de São Paulo e o Vale. Diversas publicações representativas de órgãos de classe, de universidades e outras entidades também estão disponíveis.

    7.2 Arquivos

    Subsidiando a qualidade do atendimento, a BCML mantém a disposição do público os seguintes arquivos:

    Arquivo do Vale: composto de documentos e/ou notícias sobre as cidades do Vale do Paraíba;

    Arquivo de Cinema: composto de 8.600 críticas de filmes retiradas de periódicos diversos com o propósito primeiro de alicerçar os debates promovidos pelo cine clube mantido pela Fatea;

    Arquivo de fotografias: armazena a documentação iconográfica da Instituição.

    7.3 Sala de Multimeios

    A Videoteca contabiliza aproximadamente 2.340 fitas nos diversos gêneros de filmes — incluindo os didáticos — com atenção especial, entretanto, aos filmes de arte. A locação das fitas é feita somente ao corpo docente da instituição.

     

    7.4 Facilidade para recuperação da informação

    No intuito de manter os usuários a par de suas constantes atualizações (média de 50 livros/mês), a Biblioteca Conde de Moreira Lima dispõe seu acervo para pesquisa através do site: http://fatea.phl-net.com.br.

    Anúncios

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

    w

    Conectando a %s

     
    %d blogueiros gostam disto: